sexta-feira, 27 de julho de 2007

As ameaças do mundo actual


Um novo livro da colecção Sociedade Global da Editorial Presença: "As ameaças do mundo actual: alterações climáticas, escassez de recursos naturais, marginalização, militarização, terrorismo". Título original,"Beyond Terror"- "Será mesmo o terrorismo internacional a ameaça principal à segurança internacional?"
De facto todos estes tópicos estão, de algum modo, relacionados e exigem uma resposta global, que falta ainda encontrar, mas de que já existem alguns sinais nos movimentos sociais internacionais.

Algumas das ideias

1 - "O terrorismo não é a maior ameaça enfrentada pelo mundo."
2- "As alterações climáticas são o mais grave motivo de preocupação"
3- "A energia nuclear não nos ajuda a combater as alterações do clima ou a satisfazer as necessidades de energia de forma segura"
4- "A procura de recursos, especialmente petróleo, está a provocar conflitos e a gerar insegurança"
5- "Se queremos evitar um futuro altamente instável, precisamos de repensar todas as nossas políticas de segurança"

Este livro dá muitas pistas para propor, obrigar, os governos em geral, e do G8 em especial, alterações radicais nas suas políticas de segurança e externa.
Não chega às 100 páginas, vale a pena ler!

3 comentários:

Joao Soares disse...

Os japoneses estão atentos:
http://a.sanpal.co.jp/no-g8/

Anônimo disse...

GERALMENTE A COISA ACONTECE ASSIM: PRIMEIRO DÁ-SE A CONFERÊNCIA SECRETA EM BILDERBERG. Dias depois é que que se dá a a conferência do G8.
Ninguém fala da conferência de B. Tudo se remete para o G8 (protestos e maluqueiras). Mas no G8 já está tudo decidido, a lição foi estudada e é só para a fotografia, para as declarações oficiais e os apertos de mão.

Anônimo disse...

All pizza places of USA http://pizza-us.com/washington/Shoreline/Pizza%20Mia%20&%20Spaghetti%20House/98177/

Find your best pizza.