terça-feira, 29 de maio de 2007

Reforma das Nações Unidas

O projecto neoconservador passava, entre outras coisas, por desvalorizar o papel das Nações Unidas no Mundo. Esta desvalorização interessava porque, como se revelou na decisão dos EUA de invadir o Iraque, as Nações Unidas não se revelaram dóceis, rejeitando aquela invasão.
A verdade é que, por muitos defeitos que tenha, e tem muitos, a Organização das Nações Unidas é a única organização onde todos falam com todos. É aí que os problemas de âmbito mundial devem ser discutidos e negociados.
É no entanto necessário reformar a ONU. Aqui pode ler-se alguma da discussão havida.

3 comentários:

Anônimo disse...

"A verdade é que, por muitos defeitos que tenha, e tem muitos, a Organização das Nações Unidas é a única organização onde todos falam com todos."

Bom, a ver vamos. Senão também posso afirmar qualquer coisa do tipo:
"A verdade é que, por muitos defeitos que tenha, e tem muitos, a Cosa Nostra é a única organização onde há uma verdadeira participação da família."

A ONU é responsável por muito do tráfico de droga e de armas que acontece em diversos países por todo o mundo. Não só é responsável como procura que esses negócios proliferem... é uma organização corrupta até ao tutano e que segue fielmente todas as ordens dos EUA, apesar de fingir alguma oposição, da mesma maneira que os média (sempre que lhes convém) fingem oposição aos seus patrões - os media.

É bom ver as coisas como elas são realmente e não com os olhos esperançosos, com uma cegueira auto-imposta.

Informem-se do que a ONU e os seus capacetes azuis têm feito por todos os países onde passam.

Abraços,

RJA

Anônimo disse...

Os media fingem oposição às corporações (ao invés de os média, claro)

RJA

José M. Sousa disse...

O sistema das NU é muito mais que os capacetes azuis....ou o Conselho de Segurança.